sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pedais de guitarra: Parte 1

O pedal de guitarra altera o som natural do instrumento. O sinal segue da guitarra até o pedal onde é modificado para depois chegar ao Amplificador.
Eles funcionam modificando o som de uma guitarra elétrica. Conectados na saída de áudio de uma guitarra, o som passa por um circuito elétrico e é alterado de acordo com as necessidades do guitarrista. Geralmente estes efeitos são ativados com o pé, ao ser pressionado o botão ou alavanca do pedal, enquanto se toca. Existem vários tipos de pedais, como os de "Delay", que fazem uma espécie de "eco" no som, ou então os famosos pedais "Distortion", que distorcem as ondas sonoras muito usado no Rock em geral.

Pedais de distorção aumentam o volume(ou através de clipagem de diodos) até ele chegar a distorcer e gerar o som conhecido em músicas de Rock. Pedais de modulação como o chorus, criam um outro sinal através do som limpo dando uma leve desafinada gerando o efeito de chorus, possivelmente encontrado em músicas dos anos 80, em introduções principalmente como Paradise City do Guns N' Roses ou Message in a bottle do The Police. Fora estes, os considerados mais importantes são o Wah-Wah (alteram o "Tone", dando um som aberto ou fechado de acordo com o movimento do pedal de expressão), e o delay (que gera repetições ou ambiencia).
Hoje existem diversas marcas que fabricam pedais em serie, e também alguns conhecidos como HandMades, que são feitos em número limitado e muitas vezes com características especificas exigidas pelo cliente. A vantagem destes Handmades pode estar também no preço.

Marcas de pedais mais conhecidas: Boss, Marshall, Digitech, MXR, Line6, Ibanez, Zoom, Oliver, Dunlop Manufacturing, Danelectro, Electro-Harmonix, Fulltone, Voodoo Lab, Keeley entre outros.
Escolha o que melhor lhe agradar, lembre-se que não basta ter um ótimo pedal se você não souber usar ou extrair o melhor som dele com seu instrumento.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário